sexta-feira, 21 de março de 2008

Arte, Realidade e Ciência - A ligação

Durante muitos séculos, a arte procurou imitar a realidade, principalmente as artes visuais como a pintura, o desenho e a escultura. O valor do artista estava, então, na sua capacidade de imitar a natureza com fidelidade e perfeição. As obras desse período em que prevalece a arte figurativa transmitem pequenas narrativas e informações preciosas, tais como os traços da personalidade da pessoa, detalhes do nível social e da forma de vida, referências às circunstâncias históricas e aos costumes, etc. Essa exigência de copiar a realidade vem dos gregos e romanos, ou seja, da antigüidade clássica.

Mudança

Entretanto, as manifestações artísticas se modificaram e se libertaram dessa necessidade de retratar fielmente o real, passando a expressar as idéias de forma abstrata. Talvez este caminho para a abstração- para a imagem que não é realista- tenha sido apressada pela invenção da fotografia, do cinema e da televisão. Esses meios conseguem uma fidelidade muito grande em relação a realidade. As descobertas científicas também levam o artista a procurar novas formas de expressão, já que novos conhecimentos trazem novos questionamentos e inquietações. Quando você observa um quadro abstrato, onde as figuras não são facilmente identificáveis, tem de olhar com outros olhos, com outros critérios, com outras expectativas. Nesse caso, as sensações que o quadro provoca são mais importantes que as informações que pode fornecer.

Olhar

A arte é uma forma de interpretação do mundo. Quando um artista produz uma obra, ele está colocando nela sua própria visão do que é o ser humano e de qual é o significado da nossa existência. Sua percepção da realidade passa por um filtro da emoção e da sensibilidade.

Ciência

Podemos dizer que a arte é uma forma de conhecimento que tem semelhanças e diferenças em relação à ciência. Ambas são formas de compreensão do mundo, sendo que, na ciência, predominam a análise, a pesquisa e o raciocínio lógico, além de exigir um pouco da imaginação, pois o cientista procura o que ninguém ainda sabe. Para isto ele usa uma boa dose de criatividade ao estabelecer suas hipóteses. As duas formas de conhecimento transformam o mundo, antecipam o futuro, pois são inovadoras e descortinam uma nova maneira de ver.

Evolução

As manifestações artísticas e o modo como compreendemos e representamos a vida, sofrem influência das descobertas e invenções científicas. Tudo transforma a arte, desde a invenção de novas tintas, de novas técnicas (fotografia, cinema, televisão, vídeo, computador...) até a de novas formas de fabricação de materiais. Todas as formas de acontecimento influenciam as pessoas e a sua maneira de ver o mundo e, portanto, interferem na expressão artística.

Objetivo

A arte tem várias funções na sociedade e na cultura: interpretar o mundo; provocar emoção e reflexão; expressar o pensamento e a visão do mundo do artista; explicar e refletir a história da humanidade; questionar a realidade; representar crenças e homenagear deuses, pessoas, fatos, idéias entre muitas coisas.

A experiência estética que a arte proporciona é uma forma de felicidade muito especial porque é transformadora. Ela nos modifica pela emoção. Para interagir e apreciar a arte usamos nossas experiências anteriores; a percepção; habilidades comunicativas, visuais e espaciais; informações; sensibilidade; imaginação. Assim, quanto mais desenvolvermos estas capacidades, competências e habilidades, mais nos aproximaremos do mundo da arte.

Texto transcrito do livro "Explicando a Arte".
Veja matéria completa no grama do site.

Nenhum comentário: