sexta-feira, 28 de março de 2008

O Segredo do Big Brother




Chega ao fim mais uma edição do Big Brother Brasil. Quer exemplo maior de mistura entre o que é real e o que é ficção? Muitos “intelectuais”, jornalistas, ou até mesmo “cidadãos comuns”, criticam este tipo de programa, por achar fútil e sem cultura. Já o jornalista Pedro Bial, apresentador do programa, diz que Big Brother é tão cultura quanto Guimarães Rosa. Seria então Pedro Bial, um sem cultura? Acho que as pessoas confundem um pouco o conceito de cultura.

O que é cultura?

Pois bem, cultura é o conjunto dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e de outros valores morais e materiais, característicos de uma sociedade. Uma pessoa pode ter a cultura, por exemplo, de lavar as mãos antes de comer. Outra, pode ter a cultura de não passar por debaixo de escadas. Uma sociedade pode ter a cultura de crer em determinado “santo”, ou folclore. Cultura e educação são duas coisas distintas. Portanto, esta questão de que os “reality shows” são para pessoas sem cultura, já está ultrapassado. O interessante, é que todos criticam tais programas, mas esta oitava edição do Big Brother Brasil, bateu todos os recordes de audiência dos programas anteriores. Na final, por exemplo, foram mais de setenta milhões de votos.

Espiadinha

O fato é que observar a vida alheia já faz parte da nossa cultura, incitado principalmente pela mídia. Ninguém consegue ficar, como diz Bial, sem dar aquela espiadinha. Pode não ser no Big Brother, mas quem nunca reparou na vida de outra pessoa? Saber como se comportam as pessoas dentro de casa, quais são seus maiores conflitos, se alguém tem o mesmo problema que o seu, é comum de acontecer. Pois então, está aí a receita. Pessoas dispostas a mostrarem suas “realidades”, sendo vigiadas por câmeras 24h por dia. Não é o máximo? Assim, ninguém precisa bisbilhotar a vida do vizinho.rs...

A propósito, a maioria dos participantes que se inscrevem para o programa, busca a fama. Vivemos em uma era, em que a maioria das pessoas leva bem a sério o que Andy Warhol, pintor e cineasta norte-americano, disse: que “todos no futuro terão direito a quinze minutos de fama”.

O Big Brother

O Big Brother Brasil (BBB) é um reality show que teve a sua primeira edição realizada em 2002. É a versão brasileira do reality show Big Brother, que teve a sua primeira edição mundial realizada em 1999 na Holanda. O nome do programa deve-se à novela 1984, escrita em 1948 por George Orwell, no qual o Big Brother (ou Grande Irmão como foi traduzido nas versões lusófonas do livro) é o líder que tudo vê da Oceania. Líder este que governa o mundo ocidental em um futuro fictício. Representado pela figura de um homem que provavelmente na trama não exista, vigia toda a população através das chamadas teletelas, governando de forma despótica e manipulando a forma de pensar dos habitantes. O programa consiste no confinamento de um número de participantes (na maioria das edições, 14 ao todo) em uma casa cenográfica sendo vigiados por câmeras 24 horas por dia, sem conexão com o mundo exterior. Os participantes não podem falar com seus parentes e amigos, não podem ler jornais ou usar de qualquer outro meio para obter informações externas.

Pois bem, não podemos negar que às vezes pensamos que a grama do vizinho é mais verde. Portanto, para aqueles que gostam do programa e também para os que não gostam, um aviso: O big Brother Brasil vai continuar no mínimo até a décima primeira edição.

A gente continua de olho!

Nenhum comentário: