sexta-feira, 27 de junho de 2008

BEIJO GAY: A ARTE IMITA A VIDA? NEM SEMPRE.

A Arte imitando a Vida...


Nos últimos tempos temos visto incansavelmente nossa realidade sendo explorada em telenovelas. A realidade dos morros, da violência urbana, dos casos mais banais do dia a dia, são cada vez mais inspirações de nomeados autores de telenovelas na retratação do cotidiano em seus folhetins. Na última novela das 20h, “Duas Caras”, o autor Aguinaldo Silva tentou ao máximo relembrar casos que marcaram a vida da população. Histórias como a do assalto ao ônibus 174, a Fera da Penha, o fanatismo das religiões, preconceito racial e homossexualismo foram os principais temas da novela.



A Polêmica

Acontece que uma polêmica sempre acende quando existem personagens gays em algum folhetim. Será que vai haver beijo gay? Desde a novela América em 2005, esse assunto não saiu mais da cabeça dos telespectadores. O público torcia para que no fim, o casal Júnior e Zeca, protagonizado pelos atores Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro, terminassem juntos. Os dois construíram uma bonita história de amor. Mas na hora da cena final, a Rede Globo de Televisão vetou o tão esperado beijo gay, afirmando não condizer com a ética da emissora. E isso vem ocorrendo em todas as novelas.

Opiniões

Em cada série, minissérie ou telenovela, existe um casal gay. Na novela Duas Caras, Aguinaldo Silva chegou a escrever a cena, mas logo teve uma resposta da Rede Globo que tal cena não seria gravada:

- O negócio é enxugar as lágrimas e partir para o ataque, ou seja, dizer que, se houver uma próxima novela escrita por mim, nela eu tentarei emplacar o beijo entre iguais de novo. Revelou o autor. De mãos dadas com Aguinaldo, algumas personalidades também se manifestaram contra o veto do beijo gay. Entre eles, o estilista Carlos Tufvesson:

- A coisa é bem difícil, mas se olharmos por outro prisma, já teve um tempo em que precisaram explodir um shopping inteiro para matar duas lésbicas numa novela. Hoje, cada novela tem um ou mais casais gays, o que reflete nossa realidade. Então, nada mais correto do que estar refletido numa novela o beijo, que é a expressão de um amor. Fica dramaticamente falso um casal que se ama, se casa e não tem a intimidade de se beijar. Feia e imoral, embora tanto real, é a violência na qual vivemos e que aparece estampada na TV.

E a Saga Continua...



No ar atualmente, a nova novela das oito também tem gay. João Emanuel Carneiro, autor de A Favorita, da Globo, disse estar preparado para um eventual beijo gay entre personagens de sua novela. A nova história vai seguir passo a passo a receita. Prova disso é que o ator Iran Malfitano, entra na trama como Orlandinho Queiroz, um gay enrustido. Dentro do armário, Orlandinho finge ser hétero e vive rodeado de lindas mulheres. Na trama, se aproxima de Halley, personagem vivido pelo ator Cauã Reymond, que se passa por um antigo amigo da escola para conseguir dinheiro.

Por Outro Lado...

Na contra-mão dos que defendem a exibição do beijo gay, o ator Ítalo Rossi é categórico:
- Você acha que, por acaso, a hipocrisia, o orgulho, o mau-caratismo e o preconceito vão diminuir se mostrarem o beijo gay na televisão? Não. Então, se não há o beijo, mas está insinuado esse beijo, pronto. Por que estão esperando o beijo? Não é assim, minha gente! Tem de ser inteligente, e perceber que ali há amor.

Guilherme Dario, militante e membro do Grupo Arco-Íris (Grupo GLBTS que cuida e luta pelas causas gays), diz que o que existe mesmo é hipocrisia:

- Não sei porque o público vibra tanto com a história dos personagens gays nas novelas mas não encaram com conforto uma cena de beijo. Vemos coisas bem explícitas entre casais héteros nas novelas. Influência? Talvez aconteça. Mas outro dia vi uma menina de uns cinco ou seis anos, segurar na barra de ferro do metrô e dizer que era a Alzira, dançando sensualmente. O que dizer das cenas de sexo quase explícito nas novelas? Mortes, assassinatos? Não estou aqui defendendo que haja um beijo gay. Não, na verdade nem acho que tenha enorme necessidade, visto que a nossa sociedade ainda é muito remota, mas não concordo com as pessoas que usam desses argumentos uma desculpa para que essas cenas não sejam gravadas.


Como Será o Amanhã?

Bom, fato é que do jeito que as coisas estão indo, logo logo a tão esperada cena do beijo gay será exibida na TV aberta. Na TV paga, isso já é possível ser visto, em horário da tarde. O programa Beija Sapo da MTV, onde solteiros vão em busca de possíveis namorados, várias vezes foi palco de casais homossexuais em busca de um par ideal. Sendo assim, só nos resta preparar a pipoca e esperar, pois a qualquer momento o beijo pode acontecer. Não é uma questão de impor alguma coisa e nem de censura, mas sim de que cada vez mais as novelas buscam uma certa "realidade", e o beijo entre homossexuais não foge à regra.

Nenhum comentário: