sexta-feira, 27 de junho de 2008

Inspiração Musical

Por Thiago Magno

Seja no rádio, na TV, cinema, tela do computador, festas, a música está presente em todo o lugar. Qualquer indivíduo tem uma preferência musical, que na adolescência reflete no seu modo de vestir e até em suas atitudes. Muitos adotam o jeito de seu artista favorito, mas o principal é a forma como as canções conquistam o público seja pela melodia, letra ou arranjo. Em sua maioria são inspiradas em situações reais ou em pessoas conhecidas pela alcunha de musas. Leonardo da Vinci tinha sua Monalisa. Por que um compositor não a teria também? De onde surgem as inspirações para criar algo tão tocante, embalando o coração das pessoas?

Sucessos
Muitos dos sucessos musicais são inspirados em pessoas ou situações vividas pelos
compositores. A música Carla do LS Jack, é uma prova de amor do cantor da banda, Marcos Menna, a sua esposa que nomeia os versos da canção. Recentemente, a galera mais jovem, se identifica com Razões e Emoções do NX Zero. O vocalista do grupo, Di, compôs a letra junto com um amigo. Na época, estava confuso, pensava terminaria o namoro. Para demonstrar todo o seu afeto conseguiu demonstrar o quanto ela era importante em sua vida. Um dos maiores clássicos da música popular brasileira, Garota de Ipanema, desenvolvida por Tom Jobim e Vinícius de Moraes foi feita com o intuito de homenagear Helô Pinheiro, a musa dos autores, que ficou eternamente conhecida no mundo por conta desta obra-prima.

Entrevista
Em entrevista, o músico e compositor Flavio Neto, que atualmente procura uma nova banda conta um pouco da sua experiência de compositor e conta onde tira inspiração para compor suas canções.

Realidade e Arte (RA): Qual a sua fonte de inspiração?

Flavio Neto (FN): Todo compositor é um apaixonado pela vida. Principalmente o amor. Através das nossas experiências que compomos. Adoro escrever. Sempre que algo me inspira, pego caneta e papel e começo a compor.

RA: O monstro sagrado da música Tim Maia dizia que para ser bom compositor tinha que ser corno e sofrer por amor. Qual a sua opinião a respeito?

FN: Concordo com o mestre Tim. O cara era sensacional. Quando estou na maior "deprê" é o momento mais inspirado. Penso que não vai sair nada, mas acaba vindo coisa boa.

RA: Qual o melhor horário para compor?

FN: Prefiro de madrugada, o silêncio da noite traz boas vibrações. No meu quarto montei um pequeno estúdio e me divirto criando novas músicas.

História da Música

A música é dividida em medieval, renascentista, barroca, clássica, romântica e moderna. Segundo registros encontrados em grandes civilizações da antiguidade há testemunhos de formas pictóricas e esculturais de instrumentos musicais e de danças acompanhados por canção. Em cada país existe um gênero predominante. Com o avanço da internet é possível conhecer artistas e estilos musicais que antes eram restritos ao público local. Assim, a cultura se torna cada vez mais enriquecedora.

Nenhum comentário: